Pelo aparecimento com vida dos 43 normalistas desaparecidos! Punição aos responsáveis! Justiça aos estudantes assassinados!
Entre os dias 26 e 27 de setembro, na cidade de Iguala, estado Guerrero, no México, foram assassinados seis pessoas (entre elas três normalistas), feridos 25 normalistas (dois deles permanecem em estado graves) e 43 foram sequestrados. Os jovens são estudantes da Escola Normal Raúl Isidro Burgos, da cidade de Ayotzinapa, uma escola que atende aos filhos ...dos camponeses mais pobres do país.
Os acontecimentos da cidade de Iguala mostraram aos olhos de toda a nação a estreita relação estabelecida ao longo das últimas décadas entre o narcotráfico e as instituições do Estado (polícias municipais e federais, prefeitos de todos os partidos institucionais, oficiais do exército que se negaram a atuar no momento da repressão e sequestro dos jovens normalistas).
Depois de mais de 40 dias dos acontecimentos de Iguala, o presidente Enrique Peña Nieto (PRI), e o Procurador General de Justiça, Jesús Murillo Karam, declararam que os 43 foram assassinados, queimados, torturados e seus restos jogados num rio. Os pais de família e os estudantes da Escola Normal recusam com toda razão a declaração de Murillo Karam e Peña Nieto. Os pais dizem: “Não confiamos no governo de Peña Nieto nem no Procurador de Justiça”.
De fato durante mais de 40 dias o governo não fez nada além de retardar as investigações e o julgamento dos policiais
detidos, acumulando mentira após mentira, ocultando as relações das polícias e autoridades com o narcotráfico.
A ABEM – Associação Brasileira de Educadores Marxistas vem a público manifestar seu repúdio aos acontecimentos ocorridos em Iguala e se solidariza aos apelos dos pais de família e estudantes que fazem um chamado para ampliar a mobilização tanto no país como em escala internacional até que sejam atendidas suas demandas.
Aparecimento com vida dos 43 normalistas desaparecidos! Punição aos responsáveis! Justiça!
Associação Brasileira de Educadores Marxistas
abem_coordenacao_2013_2015@yahoo.com.br Grupo aberto no facebook: ABEM - Associação Brasileira de Educadores Marxistas https://www.facebook.com/groups/1387587111496692/
Nenhum comentário:
Postar um comentário