Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Carta de apresentação da ABEM

A Associação Brasileira de Educadores Marxistas (ABEM) foi fundada na plenária final do III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM), realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2007, em Salvador. Ficou determinado que a plenária final do IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM), que se realizou entre os dias 13 e 16 de julho de 2009, em São José do Preto/SP deveria dar o passo constitutivo da definição dos seus estatutos.
A formação da ABEM foi proposta durante o I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM), em maio de 2005, quando foi exaustivamente debatida. Na ocasião, a decisão plenária final do encontro foi de que a sua fundação naquele momento era prematura e que deveria ser pautada para a plenária do II EBEM, realizado em Curitiba/PR, de 06 a 08 de agosto de 2006. Porém, isso não ocorreu.
Na plenária final do III EBEM, realizado em Salvador/BA no dia 14 de novembro de 2007, aprofundou-se ainda mais a discussão sobre a associação, cuja idéia de criação foi aprovada por unanimidade. Foi então formada uma comissão com o intuito de elaborar uma proposta de estatuto para ser discutida no IV EBEM. Esta comissão foi inicialmente formada por Celi Taffarel, Edmundo Dias, Lucas Batista, Rosana Soares Nacimento e Sueli Terezinha Ferreira Martins.
A referida comissão encarregou-se, assim, de elaborar um primeiro esboço de estatuto, utilizando como base os estatutos do ANDES-SN e da ABRAPSO. Finalmente o esboço foi apresentado no decorrer do IV EBEM, cuja plenária final acabou por aprovar o documento após muitos debates e atendendo às solicitações de alteração da plenária.
A ABEM era, portanto, uma reivindicação dos participantes do EBEM desde 2005; foi aprovada em 2007 e implementada em 2009. Na plenária final do IV EBEM, que aprovou a discussão do estatuto e a fundação da ABEM, estiveram presentes 184 pessoas, de todo o país. Destes, 176 votaram, sendo 84 votos favoráveis à discussão do estatuto, 52 abstenções e 40 votos contrários. Na ocasião também foi constituída a primeira Coordenação Nacional provisória da ABEM, que conta com os seguintes membros titulares: Edmundo Fernandes Dias (Unicamp/SP, Coordenador Nacional), Lívia de Cássia Godoi Moraes (Unicamp/SP, Secretária), Sueli Terezinha Ferreira Martins (Unesp-Bauru/SP, Tesoureira), Lalo Watanabe Minto (Unicamp/SP); Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão (UERJ/RJ), Elza Margarida Peixoto (UEL/PR), Patrícia Torriglia (UFSC/SC), Suplentes: Daniel Álvares Rodrigues (UFPE); Antonio Élcio Padilha do Amaral (Pará); Angelo Antonio Abrantes (Unesp/SP), Irineu Tuim Viotto Filho (FCT-Unesp/SP), Maria Denise Guedes (IBILCE-Unesp/SP), Paulo César Duarte Paz (UFMS) e Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (FFC-Unesp/SP).
A ABEM é uma associação civil, autônoma e sem fins lucrativos, que visa organizar e articular os educadores comprometidos com a concepção marxista de educação. A concepção de educadores que a ABEM defende é muito mais ampla do que a definição de professores das redes pública e particular de ensino. Para nós, educador é aquele que atua na elaboração, resolução e implementação de conhecimentos e soluções dos problemas do conjunto das classes populares.
A ABEM não possui fins partidários e/ou sindicais, organizações com as quais poderá manter relações sem, no entanto, subordinar suas atividades a nenhuma delas. Sua finalidade é a de constituir-se em instrumento para a defesa das reivindicações, direitos e interesses da classe trabalhadora, tendo como compromisso a luta pela superação do capitalismo e a construção da sociedade comunista.
Entre as diversas atividades que a ABEM se propõe a organizar estão: a continuação do EBEM, cuja próxima edição será realizada em Florianópolis/2011, a criação de uma Revista e de um sítio no qual estejam reunidos os conteúdos de interesse e necessidade da associação, a promoção de atividades que se relacionem aos objetivos expressos em seu estatuto.
Breve histórico dos EBEMs
O I EBEM teve como temática geral: “Marxismo, Ciência e Educação: a práxis transformadora como mediação da produção de conhecimento”. Foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa “Psicologia Social e Educação: contribuições do marxismo” (NEPPEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Realizou-se entre os dias 12 e 14 de maio de 2005, no Campus da UNESP-Bauru, tendo como principais objetivos criar espaço para o encontro, a reflexão e a articulação de diferentes grupos de estudos e pesquisas existentes no país, que trabalham na perspectiva teórico-metodológica e política do materialismo histórico, bem como de socializar o conhecimento produzido por esses grupos de estudos e pesquisas para alunos, educadores e pesquisadores dos diferentes níveis de ensino (infantil, fundamental, médio, superior, pós-graduação) e dos movimentos sociais vinculados à área da educação.
O II EBEM ocorreu entre 06 e 08 de agosto de 2006, na UFPR (Curitiba / PR), com a temática “Marxismo: Concepção e Método”. Foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Economia Política da Educação e Espaço Marx e teve como característica marcante a preocupação de reafirmar a necessidade e a urgência do exame das contradições atuais da sociedade, bem como de contrapor-se às suas expressões ideológicas no campo das ciências humanas, em especial ao pensamento pós-moderno. Preocupação esta que se materializa nas produções científicas que orientam alternativas superadoras dos limites atuais de entendimento e ação do real, donde decorre a proposta de retomar alguns dos pressupostos marxistas fundamentais. Ao todo foram 146 trabalhos científicos apresentados.
A temática geral do III EBEM, realizado em Salvador/BA entre os dias 11 e 14 de novembro de 2007, foi “A educação para além do capital”. A Organização do evento ficou por conta de Grupos de Pesquisa da UFBA, UEFS e UNEB, de bases marxistas, sendo implementado pelo Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Contou com 500 inscritos e 150 exposições de trabalhos. Na ocasião, também foram prestadas duas homenagens: a István Mészáros, marxista radical que defende a passagem da defensiva à ofensiva como uma exigência do tempo em que vivemos; e a Demerval Saviani, educador brasileiro cuja trajetória e obra expressam a sua identificação com as causas e lutas das classes trabalhadoras brasileiras.
O IV EBEM realizou-se entre os dias 13 e 16 de julho de 2009, na cidade de São José do Rio Preto, sendo sediado na Unesp e promovido por vários Grupos de Pesquisa marxistas dessa universidade: NEPPEM e Marxismo, Educação e Cultura, de Bauru; Educação e Ontologia do Ser Social/São José do Rio Preto; Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação/Araraquara; Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural/Marília. A temática geral do evento, “Socialismo e Marxismo na América Latina”, indicou a preocupação em discutir as possibilidades e experiências do marxismo no campo educacional em toda a América Latina. Ao que se soma a tentativa de estreitar os laços com os trabalhadores e movimentos sociais que se opõe ao capital, no sentido de somar forças e abrir novas trincheiras que permitam avançar no difícil caminho da construção de uma nova sociedade. O professor Edmundo Fernandes Dias, da Unicamp, foi o homenageado do evento que, ao final, definiu a sede do V EBEM, a ser realizado em Florianópolis em 2011.

Um comentário:

  1. Que pena!!! Morreram de parto, foi?!

    Passem bem! Sejam felizes na vossa associação!

    A lamentar que algumas coisas que parecem ser interessantes, neste país, não dão o segundo passo!

    ResponderExcluir